terça-feira, 27 de abril de 2010

Jogo da Memória

Olá galera, vocês sabiam que o jogo da memória é muito massa?
Dizemos porque:
-Nós do 9º ano da EMEB Frei Bernardino, sob o comando da professora Ana Jaqueline Lins,Montamos um jogo da memória muito legal com o mapa do Brasil, onde trabalhamos,estados, capitais e siglas.
Foi show, vejam só as fotos!





Obrigada Prô, você é muito lega!!!!!!!!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Música Ajuda ou Atrapalha na Hora de Estudar?





Música é tudo de bom. A música certa no momento certo é capaz de nos energizar, dar ânimo e vigor. Mas para estudar, nem pensar.
Pelo menos foi a essa conclusão que pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram
em um estudo. Os cientistas realizaram um teste envolvendo 20 estudantes onde foram avaliados os efeitos de “estímulos externos” durante processos de aprendizagem. Um estímulo externo pode ser um amigo chato perguntando se você viu o jogo ontem, um operário dando marteladas do lado de fora ou… ouvir música.
Uma das principais descobertas foi que quando uma pessoa tenta aprender ao mesmo tempo em que sofre uma distração o hipocampo cerebral não é ativado. Quando isso acontece uma outra área do cérebro, o corpus striatum, fica encarregada de todo o processamento e armazenamento da memória, tarefa normalmente dividida com o hipocampo. Ou seja: você até pode armazenar a informação, mas ela será menos flexível, o que pode causar problemas para se lembrar dela longo prazo.
Um trabalho anterior sobre o tema que ganhou bastante notoriedade foi sobre o chamado Efeito Mozart, onde um teste mostrou que estudantes se davam melhor em testes após ouvir Mozart. Note que a melhoria não foi testada enquanto se ouvia durante o teste.
Aí você pode dizer “eu estudo ouvindo meu MP3 e não tenho nenhum problema”. O detalhe não está em ouvir, mas sim em prestar atenção. Mas mesmo assim, se você não ouvir nada vai se dar muito melhor. Ao estudar não tente prestar atenção em duas (ou mais) coisas ao mesmo tempo, sejam elas música, TV, rádio ou um amigo. Se seus pensamentos lhe incomodam quando está em um lugar quieto, preste atenção no texto e mergulhe no tema para esvaziar a cabeça.
Apesar dos pesares, a música pode ser uma saída para quando você está em uma situação com muitos estímulos externos atrapalhando, como uma discussão de seus colegas de trabalho, a batedeira da sua mãe ou seu vizinho que quer ouvir o CD das escolas de samba no último volume.

Não sei se você já teve a experiência de estudar em uma biblioteca. Se não, vale a pena experimentar. Minha humilde opinião é de que o templo do conhecimento ainda é o melhor lugar para dar uma boa lida nos livros e fazer anotações.
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terça-feira, 20 de abril de 2010

TIRADENTES


TIRADENTES ( Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792), é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.
Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi a independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.
Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos ( feita por Portugal) era cada vez mais alta.
O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.
A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.
Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.
Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.
Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

TEATRO

















A EMEB Frei Bernardino agradece ao Sesc que nos concederam a 4 dias de shows maravilhosos. Nos dias: 06,07,08 e 09 de Abril.Com os espetáculos:

H2O
Praga de Mãe
Causos da SerraAlma Jagunça

Esses espetáculos aconteceram ao ar livre no pátio da escola e todos os alunos do Pré ao 9ºano foram contemplados com este "presente"Uma forma harmonica dinâmica e divertida para revermos a questão da àgua do lixo da ética e também, porque não , viajarmos no tempo relembrando causos que nossos avós nos contavam para rirmos em familia...












PÁSCOA

















FORMAÇÃO EXPLORER












Formação Explorer,possibilitando trocas de experiências.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS












A arte de contar histórias é uma prática milenar que se teve seu ínicio desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe – por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma historia será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias de construir um final a maneira de cada leitor/ouvinte.A contação de histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.Outro ponto em que atua é no desenvolvimento comunicativo devido a sua provocação de oralidade que leva a criança a dialogar com seus colegas ouvintes e a (re)contar a história para seus amigos que não estavam presentes naquele momento. Com isso também é desenvolvida a interação sócio-cultural da criança ao proporcionar essa interação entre crianças e a criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura e artes. A criança recebe influência até em seu desenvolvimento físico-motor, devido a manipulação do corpo e da voz de que faz uso ao ouvir e recontar as histórias.
As histórias também desenvolvem uma função de construção de conhecimento social da realidade junto a formação de valores e conceitos, pois embora seja ficção, o texto literário tem o poder de revelar a realidade social e até desmascarar suas mentiras, de forma que “a ficção pode ser mais real que o que se quer real, e o real pode ser mais ficcional que o que se quer ficcional” (Roland Barthes). Em uma sociedade tecnicista como a sociedade atual, contar e ouvir histórias é uma possibilidade libertária de aprendizagem e uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento ético e significativo da criança enquanto ser humano.

CARNAVAL




















A Escola caiu na folia, nosso carnaval foi muito divertido!!!!




sexta-feira, 16 de abril de 2010

Escola de Cara Nova





Nossa Escola ficou linda depois das pinceladas de tinta que recebeu!!!

Dia 28 de Abril dia da Educação