sexta-feira, 17 de setembro de 2010

REVOLUÇÃO FARROUPILHA






Guerra dos Farrapos - A Revolução Farroupilha História da Guerra dos Farrapos

A Revolta Farroupilha no Rio Grande do Sul, o líder Bento Gonçalves, a proclamação da República de Piratini, movimentos separatistas na História do Brasil


História da Guerra dos Farrapos
A Guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o
Brasil era governado pelo Regente Feijó (Período Regencial). Esta rebelião, gerada pelo descontentamento político, durou por uma década (de 1835 a 1845).
O estopim para esta rebelião foi as grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).
Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de
Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região.
Após terem seu líder Bento Gonçalves capturado e preso, durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa (no rio Jacuí), os Liberais não se deixaram abater e, sob nova liderança (de António Neto), obtiveram outras vitórias.
Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assume a presidência da República de Piratini.
Mesmo com as forças do exército da regência, os farroupilhas liderados por Davi Gonçalves, conquistaram a vila de Laguna, em
Santa Catarina, proclamando, desta forma, a República Catarinense.
Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para comandar as tropas que deveriam os farroupilhas.
Apos três anos de batalha e várias derrotas, os "Farrapos" tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.


Os objetivos dos farroupilhas eram:

- Pagar menos impostos;
- Queriam que o governo central aumentasse as taxas alfandegárias sobre o charque (carne-seca), o sebo e o couro;
O charque, além de ser o principal alimento dos escravos e dos pobres, também era o principal produto da economia gaúcha.
Os comerciantes do sudeste (dominados pelos latifundiários do centro e norte) compravam charque mais barato do Uruguai e da Argentina. Os uruguaios e argentinos vendiam barato, porque a mercadoria era produzida com mão-de-obra livre.
A concorrência não agradava os fazendeiros gaúchos que pagavam maiores impostos do que os estrangeiros.
Por causa dos impostos, a classe dominante do Rio Grande do Sul apoiava os ideais dos federalistas (chamados de farroupilhas) que queriam diminuir o poder do centro e aumentar a autonomia provincial.
Em 1834, nas eleições para assembléia provincial, os federalistas eram a maioria e isso dificultou as relações com o presidente da província (nomeado pelo imperador).
Um grande proprietário chamado Bento Gonçalves, assumiu o comando do exército farroupilha (formado por fazendeiros e peões) e pouco tempo depois ocuparam Porto Alegre iniciando a guerra.
O governo imperial, então, convocou Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) para combater e derrotar os farroupilhas.
O Rio Grande do Sul se rendeu; mas, conseguiram que as taxas alfandegárias sobre o charque fossem aumentadas.
Apesar do nome, os farrapos não eram esfarrapados, o movimento, na verdade, foi liderado por fazendeiros criadores de gado bovino.



Semana Farroupilha em Lages
Lages teve participação heróica na Revolução Farroupilha. Em 1839 nos tornamos uma República independente do Brasil Império. Dessa epopéia surgiram os "Bois de Botas", Anita Garibaldi, catarinense, tornou-se a "Heroína dos dois mundos", o Passo de Santa Vitória foi palco de uma grande batalha, a pequena Vila de Lages e os campos da Coxilha Rica abrigaram as tropas de soldados Farrapos e do Império. Toda essa história foi contada durante a Semana Farroupilha aconteceu nos dias 12 a 19 de setembro. Tudo começou com o lançamento do concurso de pesquisa para os professores de História, que formularam textos didáticos sobre o tema. O concurso aconteceu numa parceria com o Projeto Lendo e Relendo e a Associação Lageana de Escritores.O Acampamento Farrapo teve espaço no 2º Rodeio da Integração Crioula, no Parque Conta Dinheiro, recebendo o público e convidando para o evento que aconteceu na Via Gastronômica, centro da cidade.
Também durante o Rodeio, aconteceu a solenidade de abertura da Semana Farroupilha, com um show eqüestre. Já na semana de 13 a 18, o palco do evento foi na Via Gastronômica, onde os estabelecimentos comerciais receberam o público, com toda uma decoração diferenciada e cardápios especiais nos restaurantes.
Já o encerramento do evento ocorreu com missa em honra aos Heróis Farroupilhas, pois um dos episódios que marcaram nossa história foi o fato de Giuseppe e Anita Garibaldi terem assistido à Missa do Galo em nossa Catedral, em 1839, quando aqui estiveram com suas tropas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 28 de Abril dia da Educação